Apresentação

O 13º Festival Chico – Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins marca o retorno do festival de cinema pioneiro no Estado e região norte, o qual teve sua primeira edição realizada em 1999 como um festival universitário. Ao longo dos anos, o festival se tornou símbolo de resistência cultural na região e também de estímulo à produção cinematográfica do Tocantins. Depois de cinco anos de saudade, o Chico está de volta em 2018!

Para dar início a essa celebração do cinema do Tocantins e Brasil, lançamos o festival dia 6 de junho com exibição inédita em Palmas do longa documentário Saudade, de Paulo Caldas. 

O Festival acontece de 25 a  29 de setembro de 2018, em Palmas, onde exibimos pela primeira vez as mostras Nacional e Tocantins, com curtas-metragens de ficção e documentário. Serão exibidas ainda mostras especiais, como a Mostra Infâncias, e a Mostra Regional de filmes das regiões norte, nordeste e centro-oeste. 

Nesta edição em caráter competitivo serão premiadas com o Troféu Chico 2018 cinco categorias, que serão avaliadas por júri técnico. Na mostra estadual as categorias são: Melhor Filme (produtor), Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Montagem. Na mostra nacional, o Júri Técnico premia o Melhor Filme (produtor ou diretor). 

O júri popular das sessões premia o melhor filme em todas as mostras, competitivas e especiais. 

Os indicados como Melhor Filme nas mostras Tocantins e Brasil pelo Júri Técnico serão ainda premiados com uma Residência Artística Internacional na qual participam de um festival de cinema no exterior, indicado pela Organização dentre os avaliados pela Agência Nacional no Cinema.

Outras atividades, como as dialógicas e educativas, completam a programação em Palmas. Em seguida, a mostra premiada circula por mais de uma dezena de pontos alternativos de noutras localidades. Todo o circuito do Chico é gratuito. 

Acompanhe o nosso querido Chico nas redes sociais, participe das atividades do festival e venha conosco celebrar a sétima arte!