Organização

Juliane Almeida

JULIANE ALMEIDA é diretora executiva da 13ª edição do Festival Chico de Cinema e Vídeo, sendo colaboradora do projeto desde 2009. Graduada em comunicação pela Universidade de Brasília e especialista em gestão e políticas culturais pela Universitat de Girona & Itaú Cultural. É produtora e roteirista  de audiovisuais. Desde 2013, está à frente da produtora Jubalina Produções. Além do terceiro setor e da iniciativa privada, trabalhou como servidora pública e voluntária no setor cultural, sendo oficineira cineclubista do Cine Mais Cultura, coordenadora de audiovisual e diretora de arte e cultura no Governo do Estado do Tocantins, conselheira de audiovisual do município de Palmas e secretária geral da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas, ABD Nacional. 

Stella Antunes

STELLA ANTUNES é coordenadora de produção da 13ª edição do Festival Chico de Cinema e Vídeo, desde 2010 atua como produtora cultural à frente da Produza Stúdio, sendo fotógrafa, produtora executiva, coordenadora de produção em projetos audiovisuais, música, teatro e dança.  Administradora pela Universidade Federal do Tocantins, especialista em Economia Criativa pela Universidade Nacional de Córdoba.    

Thuanny Vieira

 

THUANNY VIEIRA é coordenadora de comunicação ao lado de Fernanda Veloso e produtora de Residências da 13ª Edição do Festival Chico. Doutoranda em Ciências da Comunicação e mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior (UBI) em Portugal, graduada em Comunicação Social, na Universidade Federal do Tocantins. Atuou na 10ª edição do Festival de Cinema BrasilCine na Suécia como assistente de produção (2016). Foi responsável pela distribuição em festivais internacionais de cinema dos filmes produzidos pelos acadêmicos da (UBI), bem como a preparação do material de promoção dos filmes (2016-2017). Na Espanha, atuou no Centro Cultural Las Armas, no projeto Film-Nic na qual era responsável pela promoção e produção de conteúdo para imprensa, também realizou a curadoria da Mostra América Latina (2016). Direção de arte do média-metragem Ouça-me (2015). Produtora executiva da 12ª edição Festival Chico de Cinema. Foi coordenadora administrativa da Casa da Árvore em 2011.

Fernanda Veloso

FERNANDA VELOSO é coordenadora de Comunicação ao lado de Thuanny Vieira do 13ª edição do Festival Chico de Cinema e Vídeo, sendo colaboradora do projeto desde 2012. Jornalista graduada pela Universidade Federal do Tocantins, Fernanda é atua com assessoria de imprensa desde 2013. Como produtora Cultural colaborou com o Festival Chico nos anos de 2012 e 2013. Foi coordenadora do Projeto Doce Leitura em 2016. Atuou ainda como coordenadora pedagógica na  ONG Casa da Árvore.

Tales Monteiro

TALES MONTEIRO, Produtor Técnico na 13ª edição do Festival Chico de Cinema e Vídeo, formado em teatro pela Universidade Federal do Tocantins, atua como produtor cultural e, desde 2015,  é sócio da produtora Fluxo Criativo.

Márcio Mazaron 

MÁRCIO MAZARON, delivery mostras e apoiador da 13ª edição do Festival Chico de Cinema e Vídeo, Mazaron é formado em administração, está desde 2014 à frente da MZN Filmes, onde tem o irmão Diego Mazaron como sócio. A produtora realizou curtas, series, documentario e ficção, veiculados, exibidos. Atualmente em preparação do 1o longa Ficção, direção, roteiro e co-produção de Cunha Pora Filmes. Marcio, diretor de fotografia, editor e produtor com mais de dez anos de experiência em audovisuais no Brasil. 

Silvana Bárbara

SILVANA BÁRBARA é analista adm no Chico, Especialista em Patrimônio Imaterial pela UNESCO,  Pós graduada em Política e Estratégia Nacional pela Universidade Federal do Tocantins,  Graduada em Ciências Sociais pela Universidade São Marcos e em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Depois de 20 anos de experiência em posições estratégicas de marketing, comunicação e planejamento em empresas privadas como Souza Cruz,  C&A Modas e American Express em vários estados brasileiros, atua, desde 1998, como pro dutora e consultora para a área cultural com foco em produção cultural e desenvolvimento de pessoas. Há 10 anos é responsável pela produção do músico Irineu de Palmira. No Tocantins desde 2011 atuando na produção executiva de vários projetos contemplados em editais do MinC e Funarte e em duas gestões do poder executivo do Estado. Além dos projetos independentes, também atua como Assessora de Cultura do Instituto Idahra, do Instituto Tocantins e Produtora Cultural dos Espaços "Onde o tempo é arte" e "Casa comVida", em São Paulo.

Cinthia Abreu

CINTHIA ABREU, assessora RP no Chico, Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Tocantins, é jornalista há cerca de 15 anos na Capital. Atualmente atua como jornalista na assessoria de comunicação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins e assessora de imprensa de diversos grupos e artistas de Palmas, como A Barraca Cia de Artes, Grupo Artpalco, Mixirica Produções, Cenaberta e Art’Sacra Cia de Teatro, dentre outros. É também produtora cultural, atriz e cantora.

Jeferson Nascimento

JEFERSON NASCIMENTO, é o videomaker da 13ª edição do Festival Chico. Atua como produtor cultural, diretor artístico na Córtex Lúdico, diretor de fotografia  VJ, videomaker, cameraman, video assist, técnico audiovisual, cenógrafo, desenvolvedor de projetos 3D para shows e eventos.

Curadoria Mostra Competitiva

Edu Fernandes 

 

EDU FERNANDES é curador das mostras Tocantins e Brasil, ao lado de Juliane Almeida e junto ao curador geral adjunto. Formado em Audiovisual pela ECA/USP, é programador do circuito Cine Materna. Foi editor do site da Revista Preview, sendo colaborador da versão impressa há cinco anos. Participou do programa de videoposts Cinemão e tem experiência em sites como Cineclick, UOL Cinema, Papo de Cinema e GQ; revistas SET, Movie, Gol e Rolling Stone; rádio Jovem Pan e programas televisivos Revista da Cidade e Manhã Gazeta. Ministra cursos de crítica e história do cinema, e atua como curador e mediador de debates em festivais de cinema.

Juri Técnico e Curadorias especiais

​Denise Jancar

 

DENISE JANCAR é membro do Júri Técnico mostras Tocantins e Brasil e conferencista. Com mais de 20 anos  de experiência no mercado de Distribuição e Licenciamento de filmes ( curtas e longas ) ,  participa de Mercados e Festivais  de Cinema em todo o mundo. Com esse conhecimento,  foi produtora de mercados de networking, entre eles  TWM   no  Brazilian Film Festival / Toronto e o  Curta & Mercado  do  São Paulo International Short Film Festival. Participou dos festivais e mercados internacionais de curtas em Bogoshorts, Clermont Ferrand, Berlim, Alcine Madrid, Santiago e São Paulo. 

​Sérgio Soares 

 

SERGIO SOARES é presidente do Juri Técnico da 13ª Edição do Festival Chico, curador geral adjunto. Natural de Caruaru, Pernambuco. Jornalista e mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior, Portugal. Professor das áreas de Teoria da Comunicação e Cinema no curso de Jornalismo na Universidade Federal do Tocantins. Membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia - Nepjor/UFT e do LabCom.IFP/UBI. Pesquisador do campo dos cinemas periféricos e das geografias de cinema. Realizador de obras esporádicas em cinema e literatura. 

Marcelo Ikeda

 

MARCELO IKEDA é membro do Júri Técnico mostras Tocantins e Brasil e curador da Mostra Regional e exibição Hors Concours. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Autor de vários livros, como "Cinema de garagem" (2011, com Dellani Lima), "Leis de incentivo para o audiovisual", e "Cinema brasileiro a partir da retomada". Foi Coordenador Geral das mostras "Cinema de Garagem" (2012/2014) e "Cine Nordeste" (2017). Foi Presidente da Câmara Setorial do Audiovisual Cearense (2015/2016). Como realizador, assinou a direção, roteiro e produção de diversos curtas-metragens, como O posto (2005), Eu te amo (2007), Carta de um jovem suicida (2008), O homem que virou armário (2015), O brado retumbante (2016, com Fábio Rogério), entre outros.