Regulamento –Festival Chico 2018

Regulamento –Festival Chico 2018​ - 13ª edição do Festival Chico de Cinema e Vídeo: MOSTRAS COMPETITIVAS, MOSTRAS ESPECIAIS E RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Publica-se hoje 26 de junho, o regulamento que orienta a seleção e premiação de obras audiovisuais e realizadores no Festival Chico em 2018, sendo o projeto realizado por Fundo Nacional de Cultura e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, correalizado por Centro de Imagem e Som, realizado e produzido por Jubalina Produções, que o produz associada a Produza Studio Criativo e Cumbuca Comunicação. O evento de exibição e premiação acontece de 25 a 29 de setembro em Palmas-TO.

 

1. CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO NA SELEÇÃO

Considerando a última realização do Festival Chico em 2013, define-se que:

 

1.1 A mostra competitiva abrange os curtas de todos os gêneros, falados ou legendados em língua portuguesa, sendo dividida em: Mostra Brasil, de realizadores nascidos ou residentes no Brasil, Mostra Tocantins, de realizadores atuantes no estado do Tocantins.  

 

1.1.a Para a Mostra Brasil poderão ser inscritos filmes de até 30 minutos de temática livre, produzidos a partir de 2016.

 

1.1.b Para a Mostra Tocantins poderão ser inscritos filmes de até 40 minutos de temática livre, produzidos a partir de 2014.

 

1.2 As mostras especiais compreendem: Mostra Infâncias, na qual podem ser inscritos filmes de até 50 minutos produzidos a partir de 2014 no Brasil e Países de Língua portuguesa, e Mostra Regional, na qual podem ser inscritos filmes de até 90 minutos produzidos a partir de 2014 nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil.

1.2.1 Os filmes da Mostra Regional poderão igualmente ser convidados por curador(es) indicados pela organização do Festival Chico e associação Conexão Norte-Nordeste-Centro-oeste (CONNE).

 

1.3 Os filmes concorrentes à mostra competitiva deverão: I. ser inscritos por pessoas físicas ou jurídicas; II. não terem participado de seleções em edições anteriores do Festival.

1.4 A inscrição do filme implica na aceitação de sua projeção, se selecionado, nas sessões de setembro em Palmas-TO, assim como em itinerância de outubro de 2018 até final de 2019 em até 20 pontos de exibição independente no Tocantins, Brasil ou exterior.

1.4.1 Esta implicação não se aplica aos filmes convidados pelo Grupo de Curadoria e seleção, os quais poderão ter número limitado de exibições. No caso de filmes de longa metragem convidados em caráter Hors Concours para exibição única em Palmas, dar-se-á preferência aqueles com exibição inédita no Tocantins.

1.5 Não poderão concorrer, direta ou indiretamente, nesta seleção, os membros do Grupo ou do Júri Técnico do Festival, nem seus cônjuges, parentes imediatos ou sócios.

 

 

2. PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO DE FILMES

 

2.1 As inscrições dos filmes serão feitas de 26 de junho a 15 de agosto de 2018, até 23h59min, através de submissão do formulário de inscrição devidamente preenchido na plataforma www.festivalchico.com

 

2.2 Nesta, é obrigatório o upload na mesma plataforma do seguinte material: I. Indicação da categoria na qual o filme está sendo inscrito; II. indicação do responsável pela inscrição, III. link do filme, hospedado em plataforma audiovisual de livre acesso a terceiros mediante ou não inserção de senha (a senha, caso haja, deve ser informada no campo específico indicado no formulário de inscrição); IV classificação indicativa do filme, conforme indicadores do Ministério da Justiça e programações correntes verificadas nos canais de veiculação da atualidade.

 

2.3 No formulário de inscrição, deve-se também apresentar o material promocional do filme para divulgação da assessoria de imprensa: a sinopse, informações de ficha técnica completa, filmografia e contatos do(s) diretor(es) e produtor(es), 2 fotos do filme em arquivo .tif ou .jpg, com resolução 300dpi, identificadas e creditadas.

3. SELEÇÃO DOS FILMES QUE PARTICIPARÃO DAS MOSTRAS

 

3.1 A seleção dos filmes que participam das mostras competitivas e especiais, dentre os inscritos e convidados, será realizada por grupo de profissionais com comprovada experiência em pesquisa e produção de cinema brasileiro, o Grupo de Curadoria e Seleção.

3.2 A lista dos filmes selecionados para as mostras competitivas será divulgada até o dia 04 de setembro de 2018, sendo publicada nos canais de comunicação do Festival.

 

4. PROCEDIMENTOS PARA FILMES SELECIONADOS PARA AS MOSTRAS

4.1 Os realizadores dos filmes selecionados para as mostras deverão enviar HD externo ou pen drive do filme com conexão USB 3.0 em formato digital (MP4); áudio em 5.1 ou 2.0 para o endereço da MZN FILMES: Quadra 103 Norte, Avenida LO 2, - Lote 1, Sala 101 Plano Diretor Norte, Palmas - TO, CEP 77001-022.

4.2 O envio do filme é de responsabilidade daquele que o inscreve e serão considerados integrados as Mostras do Festival os filmes que cheguem ao endereço estipulado até o dia 18 de setembro, duas semanas apos a divulgação da seleção. 

 

4.2.1 Todas as despesas e encargos para envio do material ficam a cargo do remetente.

5. PREMIAÇÃO NAS MOSTRAS COMPETITIVAS PELO JÚRI TÉCNICO

 

5.1. A premiação dos filmes selecionados será realizada por grupo de especialistas com comprovada experiência em pesquisa, produção e distribuição de cinema brasileiro, o Júri Técnico.

 

5.2 Na Mostra Tocantins, os filmes serão premiados com o Troféu Chico 2018 nas categorias: Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Edição; além do Prêmio Especial de Melhor Direção, que concede R$ 4.000,00 em serviços de pós-produção de imagem ao Melhor Diretor da Mostra Tocantins, e Prêmio Especial de Melhor Filme da Mostra Tocantins, que concede ao Produtor do Filme, além do troféu, uma Residência Artística Internacional em festival internacional de cinema realizado no exterior em 2018.

 

5.3 Na Mostra Brasil, será premiado com o Troféu Chico 2018 e Residência Artística Internacional o Melhor Filme da Mostra Brasil, sendo este ao Produtor ou Diretor do filme.

 

5.4.  As decisões do Júri Técnico tem caráter irrevogável, quanto às obras e seus prêmios.

5.5 O Júri Técnico não poderá dividir ou criar prêmios adicionais, além dos prêmios previstos neste regramento.

 

5.6 A divulgação dos filmes premiados ocorrerá no dia 29 de setembro de 2018, na cerimônia de encerramento do Festival, assim como publicada nos canais de comunicação do Festival Chico.

 

6. PREMIAÇÃO NAS MOSTRAS COMPETITIVAS E ESPECIAIS PELO JÚRI POPULAR

 

6.1 O Júri Popular, constituído pelo público espectador de cada sessão, escolherá o Melhor Filme dentre os selecionados em: Mostra Brasil, Mostra Tocantins, Mostra Infâncias e Mostra Regional.

 

6.2 A avaliação popular será aferida logo após a exibição pela contagem de cédulas depositadas na urna de votação e considerado somatória do número absoluto em cada sessão.

 

6.3 Os filmes com maior número de votos em sua(s) exibição(ções) serão premiados com o Troféu Chico 2018.

 

6.4 A divulgação dos filmes premiados ocorrerá no dia 29 de setembro de 2018, na cerimônia de encerramento do Festival, assim como publicada nos canais de comunicação do Festival Chico.

7. RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS INTERNACIONAL

7.1 Acompanhados de um ou mais colaborador(es) do Festival, os dois premiados pelo Júri Técnico como Melhor Filme Brasil e Melhor Filme Tocantins, participarão de festival de cinema internacional a ser realizado em 2018 no exterior em país latino-americano, ibero-americano ou da comunidade de língua portuguesa para os quais não seja exigido a emissão de visto anterior ao embarque.

 

7.2 Cada filme poderá ter um participante na residência, sendo preferencialmente um dos produtores do Melhor Filme Tocantins e um dos diretores do Melhor Filme Brasil, ou ainda, tais premiados, poderão indicar outro da equipe dos filmes exibidos no Festival. 

7.3 O Festival garante aos premiados as passagens internacionais, hospedagem e alimentação no exterior, taxas de participação no festival de residência e seguros de viagem.

7.3.1 Após anuência do premiado residente e emissão das passagens, sob hipótese alguma, o Festival arcará com despesas de remarcação de voos internacionais e, na ausencia do premiado, este devera devolver valores de perdiem que ja possam ter lhes sido creditados.

 

7.4 Os voos internacionais sairão de e chegarão a São Paulo, correndo por conta do residente os custos eventualmente necessários com voos domésticos, traslados e hospedagem em território brasileiro.

7.4.1 É também de responsabilidade do residente o porte de documento de identidade válido ou, caso necessário, o passaporte válido.

 

7.5 Na confirmação da residência, os participantes comprometem-se a produzir textos de residencia e vídeos de celular, de sua autoria, enquanto diario da residência, e enviá-los à Organização do Festival enquanto relatos das atividades de residência, assim como posta-los em suas redes marcando sempre os canais de comunicação do Festival Chico. 

 

7.6 A divulgação do Festival de Residência poderá ocorrer no dia 29 de setembro de 2018, na cerimônia de encerramento do Festival, a qualquer tempo anterior, sendo em todo caso também publicada nos canais de comunicação do Festival Chico.

8. CANAL DE ATENDIMENTO

8.1 As dúvidas sobre este conjunto de regras poderão ser enviadas para o endereço eletrônico contato@festivalchico.com